Bem, pessoal, as análises de Donkey Kong Bananza já estão disponíveis; o primeiro jogo de plataforma 3D de verdade da Nintendo para o Switch 2. Então, qual é o veredito?
No momento em que este texto foi escrito, o jogo estava com 90 pontos no Metacritic, mas vale a pena considerar que novas análises provavelmente serão divulgadas nos próximos dias, então isso pode mudar em qualquer direção. De qualquer forma, parece que o primeiro lançamento 3D da DK em décadas valeu a espera.
A Nintendo Life deu ao jogo uma nota 9/10 e disse:
Donkey Kong Bananza é uma reintrodução poderosa ao mundo das plataformas 3D para a DK e, sem dúvida, o primeiro jogo absolutamente imperdível do Switch 2. Os socos e pancadas são uma novidade passageira que, quando você se cansa, rapidamente se torna apenas mais uma maneira de explorar as camadas maravilhosamente variadas e lindamente apresentadas.
A IGN, que avaliou o jogo com uma nota perfeita de 10/10, chamou-o de “um jogo de plataforma 3D verdadeiramente inovador”:
O líder do grupo finalmente está de volta para arrasar em Donkey Kong Bananza, um sucessor brilhante de Super Mario Odyssey e um retorno arrasador para um personagem clássico da Nintendo. Foi uma escolha ousada construir o primeiro jogo de plataforma 3D do Switch 2 em torno de Donkey Kong em vez de Mario, mas provou ser a melhor decisão que a Nintendo poderia ter tomado. O movimento expressivo e satisfatório de DK e suas habilidades poderosas e dinâmicas criam uma aventura verdadeiramente inovadora. As camadas ambiciosas e destrutíveis deste mundo subterrâneo estão densamente repletas de itens colecionáveis satisfatórios, charme abundante e desafios inteligentes que nunca parecem ficar sem ideias inteligentes, mesmo muito depois dos créditos finais. Bananza é um crescendo constante ao longo de sua campanha de 20 horas e além, com conceitos de plataforma e quebra-cabeça que só ficam mais ricos à medida que DK e Pauline mergulham mais fundo em direção ao Planet Core. Cada elemento se une em completa harmonia para criar a primeira obra-prima do Switch 2 da Nintendo.
Em seguida, a Siliconera também deu uma avaliação de 10/10 e disse que Bananza oferece “uma série constante de surpresas agradáveis:
Explore um vasto mundo subterrâneo — abrindo caminho com tudo! Destrua praticamente qualquer coisa com o poder bruto de Donkey Kong! Atravesse paredes, cave túneis com os punhos, soque o chão e até mesmo arranque pedaços de terreno para se balançar e proporcionar uma exploração inovadora — quanto mais você quebra, mais áreas se abrem para você percorrer. Versão para Switch 2 analisada. Cópia de análise fornecida pela empresa para fins de teste.
Donkey Kong Bananza é uma série constante de surpresas agradáveis e mostra exatamente do que o Switch 2 é capaz.
A VGC concedeu a Bananza uma pontuação de 4/5 estrelas e disse que ele fica “aquém da genialidade de Odyssey”, mas ainda assim é um jogo de plataforma “de primeira linha”:
Donkey Kong Bananza tem muita garra – e isso pode te levar longe. Embora a aventura subterrânea de DK não chegue ao nível da obra-prima da qual se inspira, Bananza ainda é um jogo de plataforma extremamente divertido que proporciona ao macaco sua aventura mais memorável em muito tempo, e o melhor motivo até agora para comprar um Switch 2.
Em seguida, a análise de 9/10 da GameSpot é repleta de elogios, mas também aponta os problemas de desempenho e de câmera:
Donkey Kong Bananza oferece um novo começo para Donkey Kong, diferente dos jogos Donkey Kong Country. O foco na destrutibilidade captura o que torna DK diferente de outros personagens de plataforma — sua força titânica — e a presença de um ajudante simpático confere ao jogo uma profundidade emocional inesperada. Como parte da programação de lançamento do Switch 2, este jogo preenche perfeitamente a lacuna de uma das aventuras single-player mais importantes da Nintendo. Mas, mais importante, é um jogo excelente por si só e merece ser mencionado, ao lado de jogos como Mario Odyssey, como um dos melhores trabalhos recentes da Nintendo.
A Eurogamer também chama Bananza de “um dos melhores da DK” em sua análise de 4/5 estrelas:
Quando Bananza arrasa, é totalmente notável. Às vezes, parece que se perde um pouco ou não consegue expandir alguns dos excelentes fundamentos que está construindo. É esse tipo de coisa que impede um jogo de ser declarado um clássico absoluto para mim — mesmo que, ainda assim, receba uma recomendação calorosa e enfática. E mesmo com minhas inúmeras críticas, certamente é a nova melhor aventura de Donkey Kong que não tem a palavra ‘Country’ no título — o que o coloca em uma posição de destaque.
E, por fim, TheSixthAxis diz que o jogo às vezes pode se perder um pouco em meio a toda a destruição, mas mesmo assim lhe dá uma sólida nota 8/10:
Donkey Kong Bananza é uma cacofonia inebriante de briga, escavação e plataforma. É um novo estilo de jogo de plataforma 3D da Nintendo que, para o bem e para o mal, abraça o caos destrutivo de deixar os jogadores cavarem túneis e deformarem o mundo.
Já nossa avaliação, ela virá em outro momento, fiquem atentos ao portal que logo mais traremos nossa visão sobre esse jogo que já promete ser um dos melhores do ano para o Nintendo Switch 2.
Mas e você, está animado para jogar Donkey Kong Bananza quando for lançado amanhã? Será uma compra de day-one para você? Conta pra gente nos comentários!
Deixar uma resposta