Quando soube que Expeditions: A MudRunner Game estava a caminho do Nintendo Switch, fiquei surpreso. Este novo jogo da excelente série de simulação off-road da Saber Interactive carrega mais detalhes e física aprimorada em relação aos seus antecessores. Bem, ao que parece, não sem alguns problemas bastante notáveis. No entanto se você for um grande fã dos jogos anteriores, provavelmente conseguirá ignorar a maioria dos obstáculos.
Este simulador off-road é o um dos mais divertido que já joguei, isto ocorre em parte porque é tanto um quebra-cabeças de física cheio de enigmas ilimitados quanto um jogo sobre direção. Conforme o título, Expeditions: A Mudrunner Game é o mais recente da série Mudrunner/Snowrunner de jogos de direção, que originalmente tratava de dirigir caminhões extremamente grandes em pântanos ainda maiores. Felizmente consegui jogar o Mudrunner e amei muito, então quando vi que o Expeditions vinha para o console da Nintendo, já me disse – é lá que vou jogar.
Expeditions representa um ligeiro desvio do Snowrunner de 2021, afastando-o do transporte de carga em um mundo aberto integrado e tornando-o mais baseado em sessões com o tema do esforço científico, você escolhe o mapa, ou melhor a expedição e ela te joga em um local impossível de se dirigir e se vire para cumprir os requisitos.
A premissa é que você administre uma espécie de empresa de exploração/logística encarregada de cumprir contratos de base científica em dois grandes ambientes, nomeadamente o Arizona e as montanhas dos Cárpatos. Cada contrato permite-lhe deslocar-se para um destes ambientes com um veículo à sua escolha e envolve viajar para um ou vários locais para completar seus objetivos.
Expeditions é uma maravilha para mim. Embora cada veículo tenha um comportamento diferente, eles funcionam basicamente da mesma maneira. A direção básica é tão simples quanto no Grand Theft Auto moderno, e sua única preocupação extra é o freio de mão que você precisa para ligar e desligar. No entanto, quando o terreno fica acidentado e/ou molhado sob as rodas, o Expeditions se torna um pouco mais complicado, com uma variedade de funções e técnicas de veículos para ajudá-lo a contornar os muitos obstáculos do ambiente.
A tração integral se destaca por facilitar a movimentação em terrenos desafiadores, embora aumente o consumo de combustível. O bloqueio do diferencial surge como uma solução eficaz para situações de atolamento, especialmente quando combinado com a redução de marcha. A ativação da marcha reduzida mantém o bloqueio diferencial engajado, melhorando significativamente a capacidade de arranque do veículo.
Ao assumir o papel de especialista em off-road e análise de terrenos, percebi a importância de utilizar as ferramentas disponíveis para evitar atolar e danificar o veículo. O game se torna mais acessível ao explorar todas as ferramentas oferecidas. O desafio do Expedições surge do equilíbrio entre esses obstáculos de curto prazo e seus objetivos de longo prazo. Embora possa ser tentador andar por aí com a tração nas quatro rodas sempre ligada, mas fazer isso aumenta drasticamente a quantidade de combustível que você usa. Você ficará preocupado com quantas peças de reposição levar, que fará consertar seu carro ou ajudarão a abrir novos caminhos construindo pontes ou limpando deslizamentos de terra. Você também pode contratar especialistas que oferecem bônus de expedição, facilitando a condução na água.
O ângulo da pesquisa é uma boa ideia, mas na prática pode ser um pouco vago. As expedições atingem seu auge quando você precisa dirigir uma máquina gigante e pesada até uma grande colina para rebocar outro veículo ou equipamento até aquele local. Rebocar coisas no Expeditions é absurdamente divertido, e eu aproveitaria qualquer desculpa para conectar um caminhão a outro e saltar juntos pelas montanhas. Dito isso, muitas das missões envolvem dirigir até um local para realizar um mini-jogo Esses objetivos poderiam ser mais convincentes se contribuíssem para uma história mais ampla ou se fossem escritos com mais cor. Mas o jogo também não está especialmente interessado nisso.
Fazer entregas o tempo todo me lembrou Death Stranding, ainda mais porque eu ja tenho que carregar um monte de objeto e um terreno dificil, então sse queria entrar no genero, acho que conseguiu. Contudo sair do mundo a cada expedição quebra a imersão e os menus do jogo não são fáceis de se mexer. Configurar seu veículo para uma expedição é muito mais complicado do que deveria ser, e mesmo algo tão simples como implantá-lo no mundo do jogo está repleto de armadilhas.
O jogo é particularmente ruim em mostrar onde os objetivos estão no início, o que é um problema quando você pode potencialmente se posicionar a dezenas de quilômetros de distância dele. O marcador do objetivo básico fica acinzentado no mapa de implantação por algum motivo inexplicável, e se uma missão começar com o objetivo de ‘explorar a área’, boa sorte para descobrir qual área você deve explorar, sem falar que em missões de exploração acontece de ele não indicar a parte que falta exatamente no mapa, então você sabe que falta 2%, mas não sabe onde.
Entretanto, Expeditions: A Mudrunner Game consegue seu objetivo principal, que é construir um mundo onde o carro e o solo estão em desacordo, e é seu dever fazê-los funcionar. Esse caso pode ser mais uma brincadeira mundana do que algo mais fino, mas observar nossa dupla dinâmica lutando constantemente entre si pela supremacia nunca deixa de ser divertido.
Um dos receios comuns entre jogadores casuais é o nível de dificuldade de certos jogos, que pode ser intimidador, especialmente em gêneros como simuladores, conhecidos por seu público específico. No entanto, Expeditions: A MudRunner Game, apesar de sua natureza desafiadora, se mostra mais acessível em comparação com títulos anteriores, graças a ferramentas facilitadoras e uma interface intuitiva. Isso não implica que todas as expedições sejam simples; o sucesso depende da dedicação do jogador e da análise cuidadosa
Expeditions: A MudRunner Game é exigente, apesar da sua proposta mais acessível. Alternando entre inovações e jogabilidade, explorando terrenos e mecânicas similares aos demais títulos da Saber Interactive, o jogo possui um sistema de física próximo do impecável, sendo o fio condutor entre tantos ambientes únicos prontos para exploração. Oferece uma experiência única, aprimorada, punitiva quando necessário e recompensadora para jogadores determinados, pacientes e analíticos, dispostos a superar obstáculos das maneiras mais criativas e eficientes possíveis. O game é especialmente recomendado para entusiastas do mundo off-road, muitos dos quais apreciam a contemplação, ou se você quiser um simulador hard de carro sem ser uma corrida o tempo todo.
[Nota do Editor: Expeditions: A MudRunner Game foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Sandbox Strategies para avaliação.]
Deixar uma resposta