Qual é o melhor jogo Metroid de todos os tempos? A revelação e lançamento em 2021 de ‘Metroid 5’, mais conhecido como Metroid Dread, causou uma onda de entusiasmo e o lançamento surpresa de Metroid Prime Remastered após o Nintendo Direct de fevereiro de 2023 fez com que muitos de nós voltassem a revisitar os jogos da franquia. ou recuperar o atraso nos que perdemos.
Nós compilamos nossa classificação pessoal dos melhores jogos Metroid há muito tempo com o Metroid Prime Remastered no primeiro lugar, mas enquanto esperamos pacientemente mais informações sobre o sempre em desenvolvimento Metroid Prime 4, pensamos que era hora dos leitores darem sua opinião na série como um todo.
Nota: Incluímos remakes e spin-offs, embora haja algumas exclusões: Metroid Prime Hunters: First Hunt e Metroid Prime: Blast Ball são essencialmente versões de demonstração dos jogos apresentados abaixo, por isso foram omitidos, assim como o game de NES Classics GBA do original.
Também incluímos Metroid Prime Trilogy que, como o título sugere, é uma compilação dos três jogos Prime.
16. Metroid Prime: Federation Forces (3DS)
Apesar do ódio indevido ao qual foi submetido após o lançamento, Metroid Prime: Federation Force é um pacote muito impressionante, polido e jogável – a única reclamação é que durante o jogo online a falta de bate-papo por voz tornou-se enlouquecedora e o jogo foi construído, a função in chat era um substituto inadequado. Deixando isso de lado, a Next Level Games tratou a franquia com o respeito que ela merece ao mesmo tempo em que trouxe o multijogador cooperativo para o universo Prime, embora de uma forma que não agradou aos fãs hardcore famintos por conteúdo Metroid ‘adequado’.
Embora você não jogue como Samus, este jogo é sobre o soldado desconhecido – o fuzileiro naval comum que se alistou para o serviço militar na Federação Galáctica. Depois de aceitar o que Federation Force é e não o que não é , torna-se um jogo muito mais fácil de desfrutar e um spin-off completamente decente de Metroid.
15. Metroid Prime: Hunters (DS)
Metroid Prime: Hunters foi a tentativa da Nintendo de espremer a jogabilidade 3D em primeira pessoa do Metroid Prime no seu DS, e foi muito boa, no geral. Ocorre entre os eventos dos dois primeiros jogos da série Prime e mostra Samus investigando o Cluster Alimbic para encontrar e recuperar artefatos espalhados por todo o sistema solar. Enquanto isso, ela é caçada por outros seis caçadores de recompensas competindo por seu sangue.
Hoje em dia parece bastante limitado, mas em um DS em 2006, com três outros jogadores reunidos para um multiplayer, parecia magia.
14. Metroid: Other M (Wii)
Para alguns fãs, quanto menos falar sobre Metroid: Other M, melhor. Em alguns setores, a versão do Team Ninja de um jogo Metroid é considerada uma confusão de ideias 2D e 3D; um jogo que introduziu um monte de coisas chamativas para disfarçar uma experiência muito linear que se sente contra o ‘espírito’ de Metroid. A mistura de plataforma 2D e combate 3D não agradou a muitos jogadores, nem o esquema de controle único Wiimote-on-it-side.
Estaríamos mentindo se disséssemos que não gostamos, e mesmo que esteja muito longe dos games clássicos da série, não achamos Other M merece a quantidade de aplausos que costuma receber. Ele tentou algumas coisas, muitas das quais não funcionaram, mas certamente não foi apenas ‘mais do mesmo’ – nós o respeitamos por isso.
13. Metroid Prime Pinball (DS)
Metroid Prime Pinball foi um spin(ball)-off tão sólido quanto você poderia esperar, e as telas duplas do DS pareciam uma ótima opção para as inventivas mesas temáticas de Metroid dentro. Ele também veio embalado com um ‘rumble pak’ que encaixava no slot GBA em seu DS ‘Phat’ ou DS ‘Lite’ e adicionava algum feedback sutil enquanto você fazia ping em Samus ao redor da mesa. Um jogo divertido e sem erro.
12. Metroid (NES)
Embora tenha definido o modelo da série e tenha sido pioneiro na mistura delicada de exploração, temos que ser honestos aqui: o Metroid original pode ser difícil de voltar, mesmo que você o tenha jogado no passado. O áudio e a atmosfera que ele evoca permanecem incríveis, mas os refinamentos de controle e os recursos de qualidade de vida aos quais estamos acostumados hoje em dia estão ausentes do Famicom Disk System / NES original e voltar sem a mentalidade e o contexto certos pode ser chocante.
Seu maior problema é que o fantástico remake do Game Boy Advance Metroid: Zero Mission existe – verdadeiramente a melhor maneira de experimentar a primeira aventura de Samus. O original tem seus encantos, no entanto. Você só precisa cavar mais fundo para encontrá-los hoje em dia.
11. Metroid II: Return of Samus (GB)
Metroid II: Return of Samus expande bem o título original do NES. Ainda não há mapa para o mundo gigante do jogo, o que não é necessariamente um problema devido à linearidade deste jogo, embora possa ser um problema se você o deixar de lado por um tempo e não se lembrar de onde foi parar. Há uma quantidade decente de exploração e itens ocultos para encontrar, e a caçada para encontrar e matar os 39 Metroids é bastante divertida. Embora nem de longe tão refinado quanto a obra-prima 2D que é Super Metroid, Metroid II se manteve melhor do que o jogo NES original e, como tal, ainda vale muito a pena jogar. Claro, o remake do 3DS é indiscutivelmente a melhor maneira de jogar o primeiro retorno de Samus atualmente, mas o original ainda tem um charme próprio.
10. Metroid: Samus Returns (3DS)
A sequência do Game Boy para o Metroid original no NES era notável naquela época, mas se havia um candidato perfeito para um remake no catálogo anterior da Nintendo, era esse. A MercurySteam fez um trabalho fabuloso atualizando a mecânica de Metroid II para o século 21, dando a um público totalmente novo a chance de experimentar um capítulo importante na história da série. Adições úteis como o mapa se juntaram a um novo ataque corpo a corpo que introduziu um delicado equilíbrio entre risco e recompensa e o resultado foi um dos melhores jogos do sistema. Não foi nenhuma surpresa que a Nintendo fez parceria com o desenvolvedor em Metroid Dread.
9. Metroid Prime 3: Corruption (Wii)
Apresentando o controle Wii Remote no modelo Prime da Retro, Metroid Prime 3: Corruption foi uma excelente conclusão para a trilogia, uma série de jogos que provou que Samus não poderia apenas sobreviver ao salto para o 3D tiro em primeira pessoa, mas florescem absolutamente nesse gênero. O MP3:C como um disco separado foi posteriormente tornado um pouco redundante com o lançamento de toda a trilogia em um disco.
8. Metroid Prime 2: Echoes (GCN)
Muitas vezes considerado a entrada mais fraca na trilogia Prime, Metroid Prime 2: Echoes , no entanto, possui a mesma marca de ação exploratória em primeira pessoa que tornou o primeiro jogo um sucesso, embora com uma dificuldade aumentada e um modo multijogador sem brilho que tirou o brilho. para alguns jogadores. Recomendamos jogá-lo no Wii com o bônus adicional de controles de ponteiro se a dificuldade for um problema, mas, independentemente de como você joga, esta sequência ainda é um jogo incrivelmente bom.
7. Metroid Fusion (GBA)
Metroid Fusion – ou ‘Metroid 4’ de acordo com sua introdução – tem mais do que uma semelhança passageira com seus irmãos SNES, e essa é provavelmente sua maior falha. Embora seja um jogo excelente por si só, não fez muito para se distinguir de outros Metroids e parecia muito mais linear do que seu antecessor expansivo. Ele também foi lançado ao mesmo tempo que Metroid Prime no GameCube, o que impulsionou a franquia em um ritmo impressionante. Ainda assim, continua sendo uma excelente entrada 2D e a linearidade indiscutivelmente se adapta melhor a um jogo Metroid portátil do que a uma entrada de console doméstico. Se você adorava Metroid Dread , vale a pena dar uma olhada neste precursor no GBA ou no Wii U Virtual Console.
6. Metroid: Zero Mission (GBA)
Metroid: Zero Mission é um excelente remake de 2004 do Metroid original, e um jogo que está na conversa para ‘melhor remake evs’ (se essa conversa estiver sendo realizada com um adolescente durante a década de 2010). Zero Mission conta a história do primeiro game, mas com visuais muito mais atraentes e jogabilidade inspirada em Super Metroid. Com salas de salvamento e um monte de novos itens, áreas e mini-chefes, esta é a maneira de experimentar a primeira missão de Samus.
5. Metroid Dread (Switch)
Metroid Dread é um retorno triunfante para Samus Aran e o desenvolvedor MercurySteam. Este game é super elegante, extremamente divertido e primorosamente projetado na franquia Metroid, que funciona melhor do que qualquer coisa que vimos na série até agora. Com um monte de novas habilidades fantásticas, seções furtivas super tensas e divertidas, muitas grandes lutas contra chefões e uma história que os fãs definitivamente vão gostar, não podemos realmente ver como este poderia ter sido melhorado.
4. Metroid Prime (GCN)
Metroid Prime é o tipo de jogo que as pessoas dizem que ‘não deveria’ ter funcionado. Apesar de encontrar o coração 2D das franquias Mario e Zelda e transplantá-los para 3D, de alguma forma havia um ceticismo extremo de que isso também poderia ser feito com a série Metroid. Talvez fosse porque o estúdio Retro Studios estava no comando, em vez de Shigeru Miyamoto e seu bando de magos na Nintendo HQ, mas a Retro conseguiu produzir um dos melhores jogos do sistema, ou mesmo de qualquer sistema .
O design, a atmosfera extraordinária e o senso de exploração e progressão dos jogos 2D se transferem incrivelmente bem para um jogo de tiro em primeira pessoa e, embora a versão Wii possa ter adicionado o esquema de controle de ponteiro IR de Metroid Prime 3: Corruption, ainda há algo a ser dito por experimentar o original usando o controlador para o qual foi projetado. Com Metroid Prime 4 em desenvolvimento para Switch, agora é um ótimo momento para redescobrir o original e o que o tornou tão bom – e com o sublime Metroid Prime Remastered agora disponível, nunca foi tão fácil.
3. Super Metroid (SNES)
Não gostamos de usar a palavra ‘obra-prima’, mas neste caso é absolutamente preciso. Super Metroid é o padrão pelo qual todos os jogos Metroid são julgados, e um padrão impossivelmente alto. Se você é um fã da franquia, deve ter jogado isso até a morte. Se, no entanto, você nunca mergulhou os pés na piscina de exploração de ação de ficção científica da Nintendo, este é o que você precisa para jogar. Isso é tudo.
2. Metroid Prime Trilogy (Wii)
Coletando a trilogia Prime original em um pacote útil com novos controles Wii, opções de dificuldade e outros aprimoramentos para as entradas anteriores do GameCube (que receberam lançamentos individuais no Japão), Metroid Prime Trilogy é sem dúvida uma das melhores ofertas de compilação em videogames de todos os tempos. . Os puristas podem apontar para um punhado de efeitos visuais ausentes em comparação com os originais, mas de qualquer maneira que você olhe, este é um pacote espetacular – a melhor maneira de jogar esses jogos e uma joia da coroa hardcore no mais casual dos consoles.
1. Metroid Prime Remastered (Switch)
Com Metroid Prime Remastered, o aparentemente impossível foi alcançado: uma obra-prima ficou ainda melhor. Os pequenos problemas que temos com os controles de movimento e o soluço visual ocasional empalidecem em comparação com os aprimoramentos que foram feitos aqui. As melhorias visuais são extensas, até os mínimos detalhes, e tudo se junta para criar um dos jogos mais bonitos do Switch, remasterizado ou não. A nova configuração de controle de dois sticks funciona perfeitamente para veteranos e novatos, mas se você está ansioso para voltar aos controles originais do GameCube, essa opção também existe. Com um recurso de galeria expandido para completar as coisas, o Metroid Prime Remastered parece uma nova referência em como os jogos mais antigos podem ser cuidadosamente revitalizados para a era moderna.
Confira o trailer de Metroid Prime Remastered
Se quiser adquirir a versão digital de Metroid Prime Remaster na eShop, só clicar na imagem abaixo, o game está custando R$199,00 e te dará 199 moedas de ouro.
Deixar uma resposta