A polêmica entre Pokémon e Palworld promete ganhar novos capítulos, agora em um ambiente além dos debates entre fãs. O jogo de monstros com armas da Pocketpair sempre foi alvo de especulações de ter copiado os jogos desenvolvidos pela Game Freak e produzidos pela Nintendo, o que causou grande revolta e acusações (até então especulativas) de que os Pals seriam uma cópia ilegal de Pokémon. E é isso que agora acusa a nossa querida Big N.
A Nintendo, juntamente com a Pokémon Company, ingressou no Tribunal Distrital de Tóquio com uma ação contra a Pocketpair, acusando-a de ter cometido inúmeros delitos de violação de patentes, buscando obter uma liminar para cessar os danos recorrentes causados pelo estúdio de Palworld.
Liminar é uma decisão judicial provisória solicitada quando se entende que um direito claro está sendo prejudicado e que a existência do ato ilegal causa enormes danos, devendo haver a interrupção imediata das ações, neste caso, da Pocketpair.
Confira o comunicado abaixo:
Nintendo Co., Ltd. (sede: Kyoto, Minami-ku, Japão; Diretor Representante e Presidente: Shuntaro Furukawa, “Nintendo” doravante), juntamente com a The Pokémon Company, entraram com uma ação de violação de patente no Tribunal Distrital de Tóquio contra a Pocketpair, Inc. (sede: 2-10-2 Higashigotanda, Shinagawa-ku, Tóquio, “Réu” doravante) em 18 de setembro de 2024.
Esta ação busca uma liminar contra violação e indenização por danos, alegando que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, viola vários direitos de patente.
A Nintendo continuará tomando as medidas necessárias contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual, incluindo a própria marca Nintendo, para proteger as propriedades intelectuais que ela trabalhou arduamente para estabelecer ao longo dos anos.
Para o fã nintendista, é importante salientar que o fato de a Nintendo ingressar com a ação não significa que já está caracterizado o plágio por parte da Pocketpair, sendo necessária a decisão judicial para tal determinação. Os detalhes desse processo prometem ser sigilosos e é necessário cautela quanto às informações divulgadas.
É preciso também lembrar que a Pokémon Company já havia afirmado estar atenta às possíveis violações de patente, sendo então provável que a empresa tenha obtido provas concretas de que, de fato, possa ter havido plágio (isso é apenas especulativo por parte deste redator).
Lançado no início deste ano, Palworld chamou muita atenção pela grande semelhança com Pokémon, com diversos monstros beirando a serem praticamente idênticos, o que causou grande revolta entre os fãs nintendistas. Mas, mesmo diante de tanta polêmica, o jogo foi um enorme sucesso, alcançando mais de 25 milhões de vendas, somando os números da Steam e do Xbox.
1 Comentário