Dr. Mario é um título do gênero puzzles lançado em 1990 para o lendário o Super Nintendo, o console de 16 bits da Nintendo. O jogo foi desenvolvido pela Nintendo Research & Development 1, um dos principais estúdios da empresa, sob a direção de Gunpei Yokoi, o criador do Game Boy e do Virtual Boy. O jogo é um spin-off da franquia Mario, que apresenta o famoso encanador como um médico que deve eliminar vírus usando cápsulas coloridas.
A obra é inspirada em um game histórico que trouxe uma nova visibilidade ao universo gamer, Tetris, um jogo de origem russa que se tornou um fenômeno mundial nos anos 80. O objetivo do game em pauta é alinhar as cápsulas com os vírus de cores correspondentes, fazendo com que eles desapareçam da tela. O título tem dois modos principais: o modo solo, onde o jogador deve limpar o campo de vírus em diferentes níveis de dificuldade, e o modo versus, onde o player pode competir com um amigo ou com o computador, enviando vírus extras para o campo adversário.
Curiosidades
A obra se destaca pela sua simplicidade, diversão e desafio, além de ter uma trilha sonora marcante, composta por Hirokazu Tanaka, que também trabalhou em outros jogos da Nintendo, como Metroid e EarthBound. O jogo possuí três faixas musicais principais, chamadas Fever, Chill e Off, que podem ser escolhidas pelo usuário. O jogo também tem gráficos coloridos e animados, que mostram os vírus com expressões e personalidades distintas.
Curiosidades sobre Dr. Mario:
- O jogo foi originalmente concebido como um projeto paralelo de Gunpei Yokoi, que queria criar um jogo simples e acessível para o Game Boy. Ele usou o Mario como personagem principal por ser uma figura popular e reconhecível.
- O jogo foi um dos primeiros a usar o cabo link do Game Boy, que permitia a conexão entre dois aparelhos para jogar em modo versus. O jogo também foi um dos primeiros a usar o Super Game Boy, um acessório que permitia jogar os jogos do Game Boy na TV através do SNES.
- O jogo foi um dos primeiros a ter uma versão online, chamada Dr. Mario Online Rx, lançada em 2008 para o Wii. O jogo permitia jogar com outros jogadores pela internet, além de ter um modo cooperativo e um modo chamado Virus Buster, que usava o controle remoto do Wii para manipular as cápsulas.
Fim da Aventura
Dr. Mario foi um sucesso de crítica e de público, vendendo mais de 10 milhões de cópias no mundo todo. O game recebeu elogios por sua jogabilidade viciante, sua música cativante e sua originalidade. O jogo também gerou várias sequências e remakes para outras plataformas, como o Game Boy, o Nintendo 64, o Wii, o Nintendo 3DS e o Nintendo Switch, e também foi incluído na coletânea Super Mario All-Stars + Super Mario World, lançada em 1994 para o SNES.
Dr. Mario é um game que marcou a história dos videogames, sendo considerado um dos melhores títulos do gênero quebra-cabeça (puzzles) de todos os tempos. Se você é fã de jogos clássicos e quer se divertir com o Mario em uma aventura diferente, vale a pena conferir Dr. Mario no Super Nintendo ou em algum dos seus relançamentos, e se você, amado leitor tem alguma maneira de aproveitar essa obra, aconselho muito que conheça este belo game e embarque em mais um título apresentado no Project Retrô, mas cuidado: o jogo pode ser muito viciante!
Deixar uma resposta