Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Saviors of Sapphire Wings - O Dungeon RPG perfeito para novatos do gênero

Saviors of Sapphire Wings – O Dungeon RPG perfeito para novatos do gênero

Saviors of Sapphire Wings é um remake de Entaku no Seito lançado originalmente exclusivo para o Xbox 360 no Japão pela desenvolvedora Experience. Mais tarde o título viria a aparecer no PS Vita e PS4 antes de finalmente chegar ao Nintendo Switch e ao ocidente acompanhado por Stranger of Sword City Revisited, outro jogo do gênero.

Saviors of Sapphire Wings começa com um grupo de cavaleiros conhecidos como Knights of the Round indo lutar contra o senhor das trevas Ol=Ohma, que acabam sendo derrotados. Após a derrota dos cavaleiros, o mundo entra em caos e é praticamente tomado pelos monstros.

100 anos após os eventos que levaram o mundo ao caos, o líder dos cavaleiros renasce, se tornando novamente a esperança para a humanidade.

Confira a análise em vídeo

Como o jogo funciona

Saviors of Sapphire Wings oferece o básico gameplay do estilo Dungeon RPG, ou Dungeon Crawler, com visão em primeira pessoa: você controlará o protagonista e um grupo de personagens que irá vagar por diversas dungeons espalhadas pelo jogo, sendo essas dungeons grandes labirintos. Quem já jogou títulos como Etrian Odyssey saberá exatamente do que estou falando.

A cada passo você dá uma nova casa do mapa vai sendo descoberta, e eu fortemente aconselho que você explore todo o mapa, seja para encontrar itens, ou simplesmente para liberar o caminho, e eu explico por que: o jogo oferece a excelente possibilidade de navegar automaticamente pela dungeon, bastando que você abra o mapa e selecione o local desejado. Seu grupo então irá andar até tal local automaticamente e em velocidade acelerada, parando apenas quando houver algum obstáculo no caminho, ou claro, quando houver algum encontro de batalha.

E falando nas batalhas, o jogo conta com encontros aleatórios, levando para batalhas em turno em primeira pessoa. Felizmente, diferente de jogos onde praticamente cada passo que você anda há um encontro, aqui você poderá andar bastante até que apareça algum monstro.

Saviors of Sapphire Wings - O Dungeon RPG perfeito para novatos do gênero

Velocidade! Gameplay veloz

Eu diria que velocidade é a palavra chave em Savior of Sapphire Wings. Enquanto há jogos que irão exigir que você refaça todos os comandos de novo e de novo a cada turno, e que assista a todas as animações, aqui você tem duas opções: a de repetir os comandos do último turno, e a de auto-executar, onde todas as ações serão praticadas simultaneamente, lhe poupando bastante tempo, e deixando o famoso grinding, ou seja, lutas propositais para se fortalecer no jogo, algo muito mais prazeroso de realizar.

E falando em grinding, vale destacar que o jogo oferece diversas classes para você escolher para os seus personagens, e que a cada nível obtido você receberá um ponto extra de habilidade que poderá ser aplicado em algum atributo específico.

Saviors of Sapphire Wings - O Dungeon RPG perfeito para novatos do gênero

Ainda, uma característica interessante que o jogo oferece são as armadilhas que podem ser montadas em pontos específicos dos mapas, que poderão atrair monstros mais fortes e também servirão para obter baús com recompensas. Além disso, essas armadilhas serão parte vital em alguns pontos da história onde você precisará dominar todas elas para cumprir alguma quest específica.

Outra inovação é o laço entre os personagens que deverá ser forjado ao longo da aventura para liberar novas habilidades e também para se fortalecer contra o grande vilão da história. Para tal, você deverá convidar os membros da party, individualmente para uma conversa ou refeição, sendo uma das muitas tarefas extras que o jogo oferece para além da exploração de dungeons e combates contra monstros.

E como são os visuais?

Saviors of Sapphire Wings conta com retratos muito bonitos dos personagens que irão ilustrar os diálogos, além de lindos cenários para os eventos ou vilas, e monstros muito bem elaborados. Entretanto, os gráficos das dungeons enquanto você navega é um tanto simplório, já que nesses momentos você navegará num labirinto em 3D com objetos construídos com poucos polígonos e as vezes texturas em baixa resolução.

Trilha sonora

A trilha sonora é muito bonita aqui é um ponto de destaque! Para quem já acompanha as minhas avaliações sabe que a trilha sonora de um jogo conta muito para que eu goste ou não do título, e Savior of Sapphire Wings oferece lindas músicas, principalmente as que tocam durante as vilas do jogo enquanto você escolhe o que fazer. Já a música que toca durante a exploração das dungeons definitivamente grudou na minha mente, e isso é algo que eu aprecio muito!

Conclusão

Savior of Sapphire Wings é uma excelente porta de entrada para novos fãs que estejam em busca de títulos de RPG de exploração. Diferente de jogos como o já citado Etrian Odyssey, que são brutais em sua dificuldade e irão exigir muito grinding e dedicação, aqui você encontra um jogo com um ritmo mais ágil e com uma dificuldade mais moderada, de modo que novatos no gênero poderão levar seu tempo para experimentar e se acostumar com as mecânicas.

Com uma história interessante, personagens carismáticos e um gameplay balanceado, eu recomendo o título para todos os públicos: novatos no gênero, veteranos que procuram uma nova experiencia ou mesmo para quem nunca jogou nada parecido e procura por um gameplay diferente.

*Análise feita com o código enviado pela NIS America para o canal Arena Nintendo*

Saviors of Sapphire Wings
8.2 / 10 Nota Final
Prós
História interessante
Personagens carismáticos
Gameplay ágil
Bela trilha sonora
Diversas classes e estratégias
Contras
Gráficos simples
Nomes confusos
Resumo
Um Dungeon RPG perfeito para os novatos do gênero, e que irá soar como um "passeio no parque" para os veteranos em busca de uma nova aventura.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]