Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 11: Twilight Princess)

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 11: Twilight Princess)

Olá, meus amigos! Hoje a gente vai dar uma continuidade a série de matérias que vão contar a história da linha cronológica de uma das maiores sagas da Nintendo: The Legend of Zelda. Hoje a gente vai falar de um game que saiu para o Game Cube e para o Nintendo Wii, The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Perdeu alguma parte da Timeline? Confira ao final da matéria links para todas as partes já publicadas

Vídeo Original 13/09/2020

Era do Link Criança

E só pra gente entender melhor onde esse game se encaixa na linha do tempo de Zelda, é importante que a gente saiba que ele vem depois de Majora’s Mask. Majora’s Mask iniciou a linha do tempo do Link criança, depois que ele volta no tempo lá em Ocarina of Time. Então, bora lá pra história desse game sensacional!

Twilight Princess

Nossa história começa em Ordon Village, uma pequena cidade localizada nos arredores de Hyrule. Aqui, Link, um jovem adulto de 17 anos vive uma vida simples, trabalhando como ajudante de fazenda. Um belo dia, Seu mentor Rusl pede a link para apresentar um presente para a Família Real de Hyrule em seu lugar. Era a Espada Ordon e o Escudo Ordon um presente para o Festival de Hyrule.

No entanto, no mesmo dia em que ele deveria fazer a entrega, criaturas hostis aparecem na Fonte do Espírito, onde sua amiga Ilia, Epona e o pequeno Colin estão. Esses monstros sequestram as crianças da aldeia; Ilia, Colin, Malo, Talo e Beth. E também levam o cavalo Epona. 

Link persegue estes seres e de repente quase toda Hyrule é tomada por Twilight.. Uma grande parede de crepúsculo impede sua perseguição e quando ele se aproxima, uma grande e ameaçadora mão negra se estende, e o puxa através da parede para a escuridão interna.

Link se encontra do outro lado, sendo estrangulado por uma Besta das Sombras, a criatura que o puxou pela parede. No entanto, o poder do símbolo Triforce na mão de Link faz a criatura largar Link. Neste momento, o corpo humano de link não suporta aquele lugar de bestas selvagens e o herói acaba se transformando em um lobo pela magia daquele local… quando isso acontece ele desmaia e é levado para as masmorras do Castelo de Hyrule por outro monstro.

Em sua cela de prisão, Dentro das masmorras do Castelo de Hyrule, ele conhece a estranha Midna, um membro da raça Twili com poderes misteriosos. Depois de ajudá-lo a sair do cativeiro, os dois se unem para sair do castelo pelo canal subterrâneo. Depois de uma subida perigosa pelas torres do castelo, eles chagam na torre mais alta, onde Link e Midna encontram uma jovem encapuzada. 

Esta jovem imediatamente explica a Link como Hyrule veio a ser envolta em Crepúsculo, Zant, o Rei dos Twili, invadiu o Castelo de Hyrule e os forçou a se render.. Esta jovem então revela sua verdadeira identidade.. ela era a Princesa Zelda. O reino então foi envolvido em Crepúsculo, transformando todos os seus habitantes, além de Link e Zelda, em espíritos. 

O Plano de Zant é cobrir toda a extensão de Hyrule em Twilight, fundindo Hyrule e seu reino, o Twilight Realm, em uma terra sob seu governo. A Guarda de Zelda logo chega para verificar como Zelda está, e Midna decide transportar Link de volta para o Mundo da Luz, de volta à província de Ordon.

Ela diz a Link que ele não pode voltar à sua forma humana ainda, e que ele precisa da cooperação dela para salvar seus amigos.  Em sua forma de lobo, link adquire uma espada e um escudo dos residentes da Vila Ordon. Antes de Link pudesse retornar à parede do Crepúsculo, ele é convocado por Ordona, o Espírito de Ordon Spring e um dos quatro Espíritos da Luz que presidem Hyrule.

O Espírito diz a ele que Zant cobriu as províncias de Hyrule no Crepúsculo e amaldiçoou os outros Espíritos da Luz. Ordona diz a Link que ele deve restaurar a luz para Hyrule para recuperar sua forma original humana e abolir o Crepúsculo da terra.  Link então retorna para Faron Woods coberto de Crepúsculo e encontra Faron, outro dos quatro Espíritos da Luz. Faron diz a Link que ele deve recuperar suas Lágrimas de Luz dos Insetos das Trevas que as roubaram para livrar a Floresta do Crepúsculo. 

Link o faz e é finalmente restaurado à sua forma humana. Agora ele se encontra vestindo as roupas do herói, a mesma túnica que pertenceu ao herói escolhido pelos deuses nos anos anteriores. Faron diz a Link que sua transformação em um Lobo foi um sinal de que ele é o herói escolhido pelos deuses. Ele explica que um poder sombrio está no Templo da Floresta nas profundezas de Faron Woods, e que Link deve obtê-lo para se igualar ao poder do Rei das Sombras Zant.

Link então faz seu caminho através do Templo da Floresta, derrota o monstruoso Diababa e adquire o poder sombrio de que Faron falou, a Sombra Fundida. É neste momento que ele aprende através de Midna, que existem duas outras sombras fundidas em Hyrule, Midna também diz a Link que para parar Zant, as Sombras Fundidas, artefatos antigos de grande poder, devem ser recuperados e pede que ele as encontre.

Então para salvar Hyrule, Link, precisaria da ajuda de Midna para encontrar os espíritos da Luz e as sombras fundidas. Sua missão era banir o Twilight. Mas, para isso, nossos heróis precisariam entrar em regiões do reino cobertas pela escuridão. Link então parte para coletar as lágrimas e devolver a luz à província de Eldin.

Lé, ele descobre que precisa ajudar um problema com os gorons e acaba em uma luta de sumô para ganhar sua confiança! Por fim, Link consegue e descobre onde está a segunda parte das sombras fundidas que ele buscava e se aventura profundamente nas Minas para derrotar monstro envolto em chamas. Link o derrota e adquire a Sombra Fundida que o possuía.

Agora só faltava a província de Lanayru. Após ajudar os Zoras, que estavam com seu domínio totalmente congelados, link consegue a Armadura Zora, e segue com ela para o Lago Hylia, descendo para o Templo Lakebed. Depois de resolver muitos quebra-cabeças na masmorra, ele derrota a criatura aquática Morpheel e adquire a Sombra Fundida final que faltava.

Depois de conseguir o artefato, Link e Midna são emboscados por Zant, que rouba deles os fragmentos. Midna o acusa de ter abusado da magia de sua tribo, mas Zant revela que seu poder vem de outra fonte. E, em seguida, transforma Link novamente em Lobo.

Não conseguindo persuadir Midna a unir forças com ele, Zant a deixa morrer expondo-a ao espírito de luz Lanayru. Link decide então levar Midna para Zelda. Ele precisava salva-la. A princesa diz a Link para ir para o Bosque Sagrado para encontrar a Master Sword, a única coisa que pode quebrar sua maldição e torna-lo humano novamente.

Mas para isso ele precisaria de Midna que estava à beira da morte. Era a única chance que eles tinham.. então Zelda decide transferir seu espírito para o corpo de Midna. Zelda faz isso às suas próprias custas.. ela se sacrifica e seu corpo desaparece como resultado.

Comovida pelo ato de abnegação de Zelda, Midna começa a se preocupar mais com Link e o destino do mundo.

Conforme a dupla deixa o Castelo de Hyrule, uma barreira mágica gigante é erguida ao redor dele, impedindo o acesso ao Castelo. Link e Midna viajam para o Bosque Sagrado para recuperar a Master Sword. Após seguir um árduo caminho, Link consegue a Master Sword. E isso fez com que ele se libertasse de sua maldição, voltando novamente a ser um Hyliano humano, e agora Link podería transformar livremente entre suas formas Hylian e Lobo à vontade.

Agora eles iniciam sua quest para o Espelho de Twilight. Prosseguindo com o plano de derrotar Zant, Link e Midna precisam buscar agora pelo Espelho do Crepúsculo, único portal conhecido entre Hyrule e o Reino do Crepúsculo.

Vocês se lembram em outro evento na história da Timeline de Zelda, onde eu falei para lembrarem do espelho do crepúsculo pois ele seria importante no futuro? Pois bem, este momento chegou. Ao encontrarem o espelho, eles descobrem que ele está quebrado.

Mas, os Sábios guardiões explicam que ele está apenas estilhaçado, e pode ser restaurado. Somente o verdadeiro governante Twili poderia destruí-lo completamente. Eles ainda contaram que, há algum tempo, eles tentaram executar Ganondorf, mas o procedimento falhou. Portanto, eles utilizaram o espelho para bani-lo.

Os Antigos Sábios na Câmara do Espelho revelam que Zant recebeu seu poder de Ganondorf, um feiticeiro cruel que tentou estabelecer o controle do Reino Sagrado durante a Era do Herói do Tempo, muitos games antes na timeline.

Os Sábios revelam que eles condenaram Ganondorf à morte por seus atos malignos, empalando-o no peito com a Espada dos Sábios. No entanto, ele havia recebido anteriormente a Triforce of Power, o que lhe permitiu sobreviver à execução. 

Ganondorf então então usou o poder da Triforce para se libertar de suas correntes, matar o Sábio da Água e puxar a Espada dos Sábios de seu peito, deixando para trás uma ferida brilhante que ele ainda possui. Com o resto de seu poder, os Sábios haviam ativado o Espelho do Crepúsculo e baniram Ganondorf para o Reino do Crepúsculo. E foi lá que ele havia dado poder para que Zant fizesse tudo isso. Os Sábios encarregam Link e Midna de consertar o Espelho do Crepúsculo e derrotar Ganondorf.

Dito isso, Midna e Link partiram para encontrar os fragmentos do espelho. Depois de muitos desafios, incluindo até memso atravessar a Sky City, uma cidade nos céus eventualmente atingindo seu pináculo, onde ele luta contra o Dragão, Argorok, que possui o Fragmento de Espelho final.  Link o derrota e adquire o Shard, salvando uma criatura Oocca no processo.

Link e Midna então retornam à Câmara do Espelho e restauram o Espelho do Crepúsculo com os Fragmentos que coletaram. Os Antigos Sábios revelam que Midna, na verdade, é a verdadeira governante dos Twili. E que ela teve seu poder suprimido por Zant, que a transformou em sua forma atual de imp.

Como resultado, Midna foi forçada a fugir de seu povo. Os Twili acreditavam que um herói apareceria no Twilight Realm na forma de uma besta divina, e Midna pensou que ela poderia usar Link para salvar o Twilight Realm de Zant, enquanto permanecia apática sobre o Mundo da Luz. 

No entanto, depois de testemunhar a imensa coragem e sacrifícios de Link e Zelda, Midna mudou de idéia. Ela diz a Link que eles agora estão lutando para salvar os dois mundos, e os dois usam o Espelho do Crepúsculo para entrar no Reino do Crepúsculo.

Eles fazem o seu caminho através do Palácio do Crepúsculo e encontram Zant. Zant conta à dupla sobre como ele foi negado a monarquia Twili, e acabou pedindo ajuda a um suposto “Deus”, que deu a ele o poder de que precisava para transformar Midna e assumir como Rei dos Twili. 

Ficou claro que Ganondorf só estava o usando para dominar novamente Hyrule. Depois de anunciar o desejo de seu mestre de criar escuridão pela fusão de sombra e luz, Zant prossegue para a batalha contra Link. Confrontando Zant, Link e Midna descobrem a extensão do pacto que ele havia feito com Ganondorf e e Zant travam uma batalha para que o rei Twili seja derrotado de uma vez por todas.

Link derrota Zant e Midna consegue recuperar os fragmentos da sombra que o governante havia roubado deles. Mas, ainda não era o fim da história: para libertar Midna de sua maldição, era preciso que Ganondorf fosse extinguido de uma vez por todas.

Voltando ao reino, Link e Midna encontram finalmente Ganondorf no imponente Castelo de Hyrule. Mas, ele estava com Zelda, aparentemente sem vida. Ganondorf possui o corpo da princesa Zelda e luta contra Link em uma batalha horripilante e desleal. Mas, o herói se sobressai e o vilão se torna, em seguida, uma nova fera. Agora ele era a besta demoníaca Ganon.

Mas com coragem, valentia e agilidade, Link derrota do rei das trevas Ganon. Utilizando o poder que recebeu de Zelda, Midna consegue ressuscitar a Princesa. Ganondorf volta novamente à vida, mas Midna teletransporta Link e Zelda para fora do Castelo. Assim, ela poderia segurar o rei das trevas com o fragmento das sombras que estava sob seu poder.

No entanto, conforme o Castelo de Hyrule desmoronava, Ganondorf acaba saindo vitorioso. Pra piorar a situação, o vilão ainda acaba esmagando o capacete de Midna e parte para uma perseguição a cavalo atrás de Link. Em uma árdua luta, Link crava a Master Sword no peito de Ganondorf, fazendo com que os Espíritos da Luz libertassem Midna da maldição, restaurando sua verdadeira forma.

Link, Zelda e Midna voltam à Câmara do Espelho para se despedir. Enquanto ela parte, Midna derrama uma lágrima que estilhaça o Espelho do Crepúsculo, quebrando o único portal conhecido entre Hyrule e o Reino do Crepúsculo, para que uma tragédia como essa não aconteça novamente. 

Link retorna a Master Sword para o Pedestal do Tempo no Bosque Sagrado, e as crianças da Vila Ordon voltam para casa com suas famílias. Link parte com Epona para lugares desconhecidos, equipado apenas com seu escudo, enquanto Ilia o testemunha deixando Ordon. No final, a sala do trono do Castelo de Hyrule é vista, revelando que o castelo foi reconstruído.

Enquanto o Castelo de Hyrule é reconstruído, Link deixa a vila de Ordon para trás, para uma nova jornada.


Timeline Completa


Escrito e Editado pela Equipe Coelho no Japão em parceria com o site Nerd Week


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]