Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 13: The Wind Waker)

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 13: The Wind Waker)

Olá, meus amigos! Hoje a gente vai dar uma continuidade a série de vídeos que vão contar a história da linha cronológica de uma das maiores sagas da Nintendo: The Legend of Zelda. Hoje a gente vai falar de The Legend of Zelda: The Wind Waker.

Perdeu alguma parte da Timeline? Confira ao final da matéria links para todas as partes já publicadas

Vídeo Original de 27/09/2020

Linha do tempo do Link Adulto

E só pra gente entender melhor onde esse game se encaixa na linha do tempo: The Wind Waker é o primeiro game que inicia a linha do tempo com o Link adulto. Four Swords Adventures encerrou a linha do tempo do Link criança.

O Link adulto é o ramo da linha do tempo que ele desapareceu de Hyrule após ser enviado de volta no tempo no final de Ocarina of Time. Nesta linha temporal, Ganondorf é selado em outra dimensão conhecida como Reino Sagrado com a Triforce do Poder.

Já a Triforce da Sabedoria continua com a Princesa Zelda. Ao voltar no tempo, a Triforce da Coragem é deixada para trás, e foi quebrada em 8 fragmentos que foram espalhados por todo o reino de Hyrule. E Zelda levou a Master Sword de volta para o Templo do Tempo.

A grande enchente

Os anos se passaram e o Herói do Tempo se tornou uma lenda. Era difícil encontrar aquele que não conhecesse a história. E por muito tempo Hyrule ficou sem um herói. Durante esse período, o selo dos Sete Sábios foi novamente quebrado e Ganondorf escapou se sua prisão do Reino Sagrado. Liberto de sua prisão, o Rei das Trevas usou a Triforce do Poder para trazer novamente a escuridão para Hyrule.

Mediante tamanho mal, o Hyruleanos pediram aos deuses que interviessem e os salvassem de tamanha calamidade. E os deuses responderam.

A resposta dos deuses foi uma grande enchente que selaria Hyrule e Ganon. Além disso, os deuses também escolheram aqueles que iriam construir um novo mundo. Mandaram que eles se refugiassem no topo das montanhas, que se tornaram ilhas após a enchente.

Assim formou-se o Grande Mar.

Neste momento, a Triforce da Sabedoria foi dividida em duas: uma permaneceu com o rei Daphnes sob as ondas, em uma Hyrule que permaneceu congelada no tempo. A outra foi dada à sua filha, a princesa, que foi escolhida para o novo mundo. E assim a gente parte para o game: The Legend of Zelda: The Wind Waker!

The Wind Waker

Esta é uma das lendas que o povo conta… Há muito tempo, existia um reino onde está escondido um poder dourado. Era um reino próspero, abençoado com florestas verdes, altas montanhas e paz. Mas, um dia, um homem mal achou este poder dourado e o roubou para si. Com tamanha força sob seu comando, ele espalhou escuridão pelo reino.

Então, com a esperança morta e quando a hora do juízo final parecia próxima… Um garoto vestido de verde apareceu do nada. Empunhando uma espada, o garoto derrotou o homem mal e trouxe novamente luz para o reino. Este garoto, que viajou pelo tempo para salvar o reino, ficou conhecido como “O herói do tempo”.

A história do herói passou por gerações até se tornar uma lenda. Então, chegou um dia em que os ventos sopraram forte sobre o reino. E o grande mal que parecia selado para sempre pelo Herói…

Rastejou mais uma vez para fora da terra, ansioso para espalhar suas trevas novamente. O povo acreditava que o Herói do tempo iria mais uma vez salvá-los.

…Mas o herói nunca apareceu.

Mediante todo o mal, o povo podia apenas apelar para os deuses. No último momento, com o fim próximo, eles deixaram o seu futuro nas mãos do destino. O que aconteceu àquele reino? Não sobrou ninguém que soubesse A memória do reino desapareceu, mas a lenda sobreviveu no sabor do vento.

Em uma certa ilha, se tornou costume dos garotos vestirem verde quando a idade chegasse. Vestidos de verde dos campos, estes garotos almejam encontrar espadas para derrotar o mal. Os mais velhos ansiavam que os mais jovens tivessem a mesma coragem do Herói da lenda… Centenas de anos se passaram na Era do Grande Mar.

E o game nos guia para uma pequena ilha ao sul, conhecida como Ilha Outset, onde o nosso herói, Link, mora junto com sua irmã Aryll e sua avó. Era tradição que os jovens das ilhas se vestissem da mesma maneira que o Herói do Tempo ao atingirem certa idade. Isto poderia inspirar nos jovens a mesma coragem que havia no Herói do Tempo.

Para seu aniversário, Link recebe de presente a tão esperada roupa verde e permissão para usar o telescópio de sua irmã. Olhando através dele, Link vê um pássaro enorme, chamado Rei Helmaroc, carregando uma garota em suas garras para uma floresta próxima. Este pássaro, no entanto, estava sendo perseguido por um navio pirata, que lançava pedras nele. Link segue seu caminho até receber uma espada de um espadachim local, conhecido como Orca.

É com Orca que Link aprende os movimentos de uma espada real. Intrigado ainda com o pássaro e a garota, Link decide ir investigar a tal floresta. Link consegue resgatar a garota, mas quando volta, ele descobre que sua irmã foi levada pelo Rei Helmaroc. A outra garota que havia sido sequestrada se chamava Tetra, e era capitã de um navio pirata.

Após vários pedidos de Link e do carteiro Quill, Tetra leva Link para a Fortaleza Abandonada. Lá, ele descobre uma figura misteriosa, que está com sua irmã e várias outras garotas que foram sequestradas. Quando eles chegam à ilha, Link é catapultado para a fortaleza, mas perde a espada no processo. Mas nosso herói é habilidoso e consegue recuperar a sua espada e, antes que pudesse salvar sua irmã, ele é jogado para fora da fortaleza pelo Rei Helmaroc, que estava sendo comandado por uma figura misteriosa.

No entanto, um barco falante, conhecido como Rei dos Leões Vermelhos o encontra e leva Link para a Ilha Windfall. Ao acordar, Link se assusta ao ver o barco falante, mas o barco revela para o nosso herói que está do lado dele. Ele também explica que o misterioso mestre visto na Fortaleza era na verdade Ganondorf.

Para ter uma chance contra ele, Link deve viajar para a Ilha Dragon Roost e obter um poderoso tesouro lá. Após comprar uma vela, nosso herói pode finalmente seguir para a ilha. Chegando lá, o barco falante instrui Link a encontrar um dragão conhecido como Valoo e pedir a ele uma joia chamada Pérola de Din. Neste momento, Link também toma conhecimento do Wind Waker, um bastão mágico, que permite seu portador conduzir as vozes dos céus.

Desembarcando na ilha, Link chega à casa de onde vivem os Rito, uma raça de criaturas que são muito parecidas com pássaros. Lá, Rito Chieftain informa que é seu filho, Príncipe Komali, quem possui a pérola que Link procurava. Mas, o príncipe dos Rito não estava disposto a abrir mão dela tão facilmente. Não senhor.

Só que havia uma opção: para criar as suas asas, os Rito precisavam subir a colina da ilha para obter uma escama do dragão. Como Valoo se tornou bastante violento e imprevisível, era quase impossível que o Príncipe subisse até as colinas e cumprisse o ritual. Se Link fizesse isso por ele, Komali lhe entregaria a pérola.

Com a ajuda de Medli, uma Rito fêmea encarregada de cuidar de Valoo, Link consegue chegar ao topo da montanha e derrotar Gohma, um bicho que era o motivo de toda a irritação do dragão. Então, Valoo oferece a Pérola de Din para Link e a honra ao Príncipe Komali. Antes de deixar a ilha, Link encontra um antigo monumento de pedra dedicado a um dos deuses do vento. Usando seu Wind Waker, Link segue as marcações na pedra e conduz as vozes invisíveis.

Então, um dos deuses do vento aparece e diz a Link que, com essa música, ele agora poderia controlar o vento como quisesse. Em posse da primeira pérola, o Rei dos Leões Vermelhos faz Link navegar para até a Forest Haven, onde poderá pedir a segunda pérola à Grande Árvore Deku. Ciente da volta de Ganondorf, Deku concorda em dar a pérola a Link após a conclusão da Cerimônia Korok anual para reabastecer as florestas.

Neste momento, Linder, um dos Koroks, entra e informa a Deku que Makar, um jovem que toca um instrumento de cordas caiu na Floresta Proibida. Ciente de que a vinda de Link não era em vão, a Grande Árvore Deku pede para que Link resgate o jovem. Link o faz, permitindo que a cerimônia seja concluída. Atendendo as condições, Deku dá a Pérola de Farore para Link.

Viajando para a Ilha Greathfish, para encontrar Jabun, o grande espírito da água, Link descobre que ela foi totalmente arruinada por Ganondorf. Link encontra Quill, que o informa que, antes da ilha ser destruída, Jabun conseguiu escapar para uma caverna na Ilha Outset. Depois de obter umas Bombas na Ilha Windfall, eles partiram para a casa de Link de volta à Ilha Outset. Lá, Link explode a entrada da caverna para encontrar Jabun.

Após uma conversa entre Link, Jabun e o Rei dos Leões Vermelhos, o espírito do mar decide dar a Pérola de Nayru a Link. Com posse das três pérolas, Link as leva para as Três ilhas do Triângulo. Lá, ele insere cada pérola nas devidas estátuas.

Feito isso, as ilhas emanaram feixes de luz, formando o símbolo da Triforce. Nesta hora, a Torre dos Deuses ergue-se das profundezas do Grande Mar. Ao chegar lá, Link prova o seu valor e derrota Gohdan. Feito isso, um anel de luz aparece na superfície da água. Link navega até lá e é levado para debaixo das águas, até o antigo Castelo de Hyrule, que estava congelado pelo tempo.

Seguindo pelos corredores e câmaras do Castelo, Link consegue abrir caminho para encontrar um artefato há muito esquecido no tempo: a Master Sword. A mesma Master Sword utilizada pelo Herói do Tempo para derrotar Ganon. Sim, meus amigos, era essa mesma relíquia que havia se perdido no Tempo!

Ao retirar a Master Sword de seu pedestal, todo o mundo e o Castelo de Hyrule agora ganham uma nova cor. Link usa então a lâmina para derrotar os novos inimigos e retornar à superfície. Com a Master Sword em mãos, Link retorna à Fortaleza para desafiar Ganondorf. Lá, Link resgata Tetra e sua tripulação, que estavam presos e derrota o Rei Helmaroc. No topo da torre principal, ele confronta Ganondorf, mas é rapidamente derrotado. 

Ganondorf diz a Link que pegar a Master Sword removeu totalmente o selo, fazendo com que ele conseguisse novamente o seu poder.  Ao tentar salvar Link, Tetra acaba mostrando que está usando um dos fragmentos da Triforce e Ganondorf a chama de Princesa Zelda. Mas, nesse momento, Príncipe Komali e Quill levam Link e Tetra embora, enquanto Valoo chega destruindo a fortaleza de Ganondorf. Mas, o vilão sobrevive!

Link e Tetra navegam novamente ao Castelo de Hyrule e lá eles encontram Daphnes Nohansen Hyrule, o antigo rei do reino das lendas. O rei admite ter assumido o disfarce de barco e revela a ambos que as orações do povo realmente foram atendidas: os deuses selaram Ganondorf e toda Hyrule com ele, inundando o reino com uma chuva torrencial, ordenando que aqueles escolhidos se refugiassem no topo das montanhas.

Assim, nasceria as ilhas do Grande Mar.

Rei Hyrule dá a Tetra um pequeno fragmento que, concluído, revelou ser a Triforce da Sabedoria. Com este artefato, agora Tetra passa a se torna a Princesa Zelda. O Rei dos Leões assumiu que algo deveria ter dado errado para que a Master Sword falhasse ao derrotar Ganondorf. Algo deve ter acontecido com os antigos sábios.

Link viaja para os antigos templos do Vento e da Terra para descobrir que Laruto e Fado, sábios da Terra e do Vento foram assassinados pelos servos de Ganondorf. Link então parte em uma jornada para despertar os descendentes da linha de sábios. Em sua jornada, ele descobre que Medli é a sábia da Terra, que é capaz de ajudar a restaurar o poder da Master Sword. E ela faz a sua parte orando pela espada sgrada.

Em seguida, Link navega para Forest Haven encontra Makar, o Sábio do Vento. Makar ora e restaura a espada em seu poder total. Faltava apenas a Triforce da Coragem. E Link a encontra e a restaura novamente no Castelo de Hyrule. Após a conclusão da Triforce of Coragem, o verdadeiro poder que habita dentro de Link desperta, tornando-o o verdadeiro Herói, o Herói dos Ventos.

Restaurando a Master Sword

Link retorna para encontrar Zelda, mas descobre que ela foi sequestrada por Ganondorf e foi levada para a sua torre. O nosso herói então rompe a barreira além do Castelo de Hyrule e consegue entrar na Torre de Ganon. No topo da Torre, Ganondorf consegue juntar as três partes da Triforce e deseja que Hyrule seja novamente exposta ao sol, só que sob seu controle.

Antes que o rei demônio conseguisse alcançar o artefato, o Rei de Hyrule aparece e toca a Triforce. Nessa, ele deseja um futuro de esperança para Link e Zelda, e pede que Hyrule seja levada embora para sempre. Feito isso, a Triforce se divide e a água do oceano começa a cair. Ganondorf ri, achando que isso causaria a destruição de LInk e Zelda.

Era hora da batalha. Não foi fácil, viu? Mesmo com a Zelda ajudando, foi uma batalha tremendamente difícil. Mas Zelda conseguiu atordoar Ganondorf, pra que Link pudesse cravar a Master Sword diretamente na cabeça dele. Link e Zelda flutuam para a superfície dentro de bolhas, deixando Ganondorf e o rei de Hyrule sob as ondas com Hyrule. Procurando por uma nova terra para chamar Hyrule, Link e Zelda navegam juntos no agora sem vida Rei dos Leões Vermelhos e no navio pirata de Tetra.


Timeline Completa


Escrito e Editado pela Equipe Coelho no Japão em parceria com o site Nerd Week


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]