[Rumor – Confirmado e Derrubado] Novas informações alimentam a possibilidade de um novo Switch com 4K e tela OLED

[Rumor - Confirmado e Derrubado] Novas informações alimentam a possibilidade de um novo Switch com 4K e tela OLED

[Atualização 06/07/2021]: A Nintendo anunciou um novo modelo de Switch confirmando as especulações sobre a tela maior em OLED, mas o suporte a 4K não existirá neste novo modelo.


[Matéria Original de 07/01/2021]:

Com a chegada de 2021 e o Nintendo Switch quase completando 4 anos de vida novos rumores começam a aparecer sobre o tal possível novo Switch. Muito se fala sobre o suporte a 4K, nova tela e nova bateria que elevariam a jogabilidade do console atual a um nível maior. E agora, mais uma vez, o rumor parece ganhar força com a informação divulgada por um conhecido hacker e dataminer chamado SciresM.

SciresM afirma que há uma nova versão revisada do Nintendo Switch com codinome Aula, como reportado no fórum de tecnologia ResetERA. Esta revisão de hardware usaria, aparentemente, SoC Mariko (um novo chip desenvolvido pela Nvidia) e suportaria tanto formato na televisão quanto portátil, como o console atual.

Na verdade, a Nintendo está trabalhando em um novo modelo com telas atualizadas e isso está acontecendo há cerca de 1,5 a 2 anos. Eu pessoalmente acredito que seja 4K, dados os sinais que estou vendo no firmware, mas isso ainda não foi confirmado e pode estar errado.

O novo hardware tem o codinome Aula e está usando um SoC da Mariko. Há um monte de referências a ele no código (a atmosfera já suporta a nova exibição em teoria). Aula suporta explicitamente o modo portátil. Não está apenas encaixado; isso é calcio, que parece ser apenas para uso interno / nunca liberado, já que o Calcio não tem slot para gamecard e sem bateria.

Esta nova revisão do Nintendo Switch traria uma tela OLED atualizada, sem certeza sobre a resolução final, mas provavelmente alcançando o formato 4K de alguma forma, já que Aula teria suporte de firmware para algum chip Realtek que se anuncia como um “SoC multimídia 4K UHD”. Este chip, especula SciresM, poderia ser incluído em um novo dock, o que permitiria um melhor desempenho, graças ao melhor resfriamento e duração da bateria também.

O tablet em si definitivamente tem uma tela atualizada, não sei se é 4K. O Aula tem suporte de firmware para algum chip Realtek que se anuncia como um “SoC multimídia 4K UHD”, por isso acredito que seja 4K. Esse chip pode estar dentro de um novo dock e não dentro do tablet, embora não haja como saber pelo código do firmware ainda.

Verifiquei minhas discussões anteriores com hexkyz, a tela do tablet atualizada é uma tela OLED. Provavelmente não é uma resolução mais alta no tablet em si, então acho que o chip realtek 4k é mais provável que seja um novo dock do que eu pensava. O SoC Mariko, de acordo com o dataminer, permitirá um melhor desempenho, graças ao melhor resfriamento e duração da bateria.

Mariko tem resfriamento e duração da bateria * substancialmente * melhores. É uma redução de dados genuína em relação à geração original. Meu melhor palpite (pura especulação, sem indicação de firmware, esse é o caso) é que, se eles precisarem de desempenho extra, eles o empurrarão para taxas de clock mais altas em toda a linha.

Mas sim, eu especulo que os jogos serão como os jogos “aprimorados para DSi”, ou como alguns jogos se beneficiaram do PS4 Pro, apesar de funcionar no PS4.

Rumores de um “Switch Pro” já correm pela internet há um bom tempo, resta saber se e quando isso realmente vai acontecer. Você acredita em uma versão nova ou revisada do console para 2021 ou 2022? Conte para a gente nos comentários.

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.