Eastward foi lançado em 2021 pela Pixpil – com uma review completa aqui -, e ele se tornou um dos meus jogos favoritos do ano passado. O jogo possui uma historia cativante, e eu fiquei bastante animado quando soube da DLC Octopia, porque algo que amo mais do que RPG é jogo agrícola, e eu fiquei abismado querendo saber como seria o jogo e principalmente graficamente, porque Eastward é LINDO.
Eastward é um jogo de ação e aventura que foi lançado na maioria das plataformas, combinando alguns visuais atraentes do estilo de jogos Zelda antigos com estilo baseado em narrativa, apesar de algumas falhas. Mas parece que o desenvolvedor Pixpil tinha mais algumas ideias que queria explorar para o mundo único que construiu. Esta expansão isolada adiciona muito mais do que apenas alguns novos níveis e cenas, de certa forma como uma espécie de meia sequência que muda completamente a jogabilidade. Podemos mesmo dizer que é um jogo completamente novo.
Eastward: Octopia se passa em um universo paralelo, longe do jogo original. Onde Sam e John embarcaram no trem para Octopia, uma cidade construída perto e ao redor de um parque temático abandonado. Eles encontram e compram um terreno bastante grande com um campo, e pronto. Vamos fazer alguma agricultura! O jogo começa devagar, mas aumenta imediatamente à medida que rostos familiares começam a se juntar a você.
Embora existam algumas diferenças em relação ao universo original de Eastward, uma coisa permanece a mesma: John adora cozinhar. Embora Octopia se concentre na coleta e finalização, a criação de pratos é o foco principal. Existem mais receitas do que qualquer outra coisa no jogo. Você pode pescar e colher o quanto quiser, mas se John não estiver cozinhando, ele não estará vivo. A comida atua principalmente como um recipiente para restaurar a energia, como seria de esperar.
Não vou estragar muito, mas neste jogo está fortemente implícito que a narrativa eventualmente se relaciona com a história principal de Eastward, embora os recém-chegados não precisem necessariamente saber a história completa para tirar o máximo proveito de Octopia. Na maior parte, esta é uma história simples e fofa sobre uma comunidade rural em crescimento se unindo para construir sua casa.
A jogabilidade em Octopia diverge um pouco da estrutura narrativa do jogo principal, no estilo Zelda, substituindo-a por algumas boas e antigas mecânicas de simulação de fazenda. Cada dia dura pouco mais de dez minutos, e você mantém John e Sam ocupados com atividades como cuidar de seus animais e cultivar seu solo, enquanto reinveste os lucros dos produtos que você vende na cidade em melhorias para sua propriedade e mais sementes para plantar. Também sobre os pratos que falei antes existe um valor de recuperação que normalmente excede o de dormir ou de usar o banheiro. Conforme você avança na história, chega um ponto em que você pode convidar pessoas de Octopia para jantar na casa de John e Sam.
Dependendo de quantas pessoas você convidar, você precisará atingir um determinado número de recuperação de resistência. Se você tiver sucesso, receberá um benefício no dia seguinte. Isso é útil se você estiver tentando acelerar a construção, comprar itens por um preço mais barato ou estimular a inovação no laboratório de Alva.
À medida que as pessoas chegam à cidade, elas começam a solicitar coisas de John e Sam. Enquanto os projetos de construção estão em andamento, eles pedem madeira, pedra e sal. Aparentemente , o sal é a moeda em Eastward para os dois universos. Geralmente, as solicitações não demoram muito. Pude reunir materiais de construção e sal imediatamente, e quase todos os projetos de construção foram iniciados no mesmo dia.
Não há absolutamente nenhum combate em Eastward: Octopia, apesar do forte foco no combate no jogo principal. A coisa mais próxima, além talvez de pescar, é quando Alva e Izzy se mudam para a cidade e deixam John explorar as minas com Sonic Punk.
Embora exista uma narrativa para Eastward: Octopia, ela fica em segundo plano em relação à excelente jogabilidade de simulação agrícola que me cativou por muitas horas. Pixpil faz um trabalho incrível com jogabilidade e emoção. Embora o simulador agrícola possa parecer muito diferente de um jogo de ação e aventura, eles se cruzam muito bem.
Se senti falta de algo, foi um pouco de combate, para alguém que ficou acostumado com os mais novos Harvestella e Fae farm. Infelizmente apesar de Octopia ser um jogo separado, do principal, você só pode joga-lo se tiver o game base, o que não faz muito sentido, sendo seria bom se pudesse ser de forma isolada, mas não impede nada, as duas historias são igualmente encantadoras.
Deixar uma resposta