Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

EUA: Game Boy Advance foi o único que superou as vendas do PlayStation 5 nos primeiros 8 meses dos consoles

EUA: Game Boy Advance foi o único que superou as vendas do PlayStation 5 nos primeiros 8 meses dos consoles

O diretor executivo do NPD Group, Mat Piscatella, divulgou os dados de vendas de videogames nos Estados Unidos de junho e um fato interessante trará alegria aos fãs de Game Boy. De acordo esses dados, o Game Boy Advance (GBA) foi o único console na história dos Estados Unidos que chegou a vender mais unidades do que o PlayStation 5 (PS5) considerando os primeiros oito meses de lançamento dos consoles.

Ao longo da vida do Game Boy Advance, no total foram vendidas 81,51 milhões de unidades em todo o mundo, o que é um numero fantástico. Ele ficou apenas consideravelmente abaixo de todas as iterações de Game Boy e Game Boy Color com 118,69 milhões de unidades ou Nintendo DS com 154,02 milhões de unidades.

Esse baixo número de vendas se comparado aos outros consoles da Nintendo, pode ser identificado pelo curto período de tempo que o Game Boy Advance obteve como principal portátil da empresa (2001 a 2004), já que o Game Boy e depois Game Boy Color reinaram de 1989 a 2001, e o Nintendo DS foi o principal portátil de 2004 a 2011. Logo a suposição é de que, se o DS não tivesse chegado tão cedo, isso certamente teria se refletido positivamente nas vendas vitalícias do GBA.

Apesar de tudo, voltando para o presente, nos últimos oito meses no mercado, a Game Boy Advance é o rei das vendas nos EUA sobre o PlayStation 5, talvez por causa da linha de lançamento incrivelmente forte da GBA na época, que incluía jogos como Super Mario Advance e Castlevania: Circle of the Moon.