Project Retrô – Final Fantasy: The 4 Heroes of Light – Um RPG clássico com inovações

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light
Final Fantasy: The 4 Heroes of Light

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light é um jogo de RPG desenvolvido pela Matrix Software e publicado pela Square Enix para o console portátil Nintendo DS. Ele é um spin-off da série Final Fantasy e foi lançado no Japão em 2009 e na América do Norte e Europa em 2010. O título é o segundo a ser lançado com o subtítulo Final Fantasy Gaiden no Japão, depois de Seiken Densetsu – Final Fantasy Gaiden – (que foi lançado como Final Fantasy Adventure na América do Norte), mas os dois games não têm relação entre si. O design dos personagens foi feito por Akihiko Yoshida, e a equipe de desenvolvimento de Final Fantasy IV DS retornou para trabalhar no título.

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light

Esta é a história de um jovem chamado Brandt que, numa terra de magia e aventura numa era intemporal para além de números e registos, acordou no seu 14º aniversário a transbordar de entusiasmo. No pequeno reino de Horne, que Brandt considera o seu lar, a tradição dita que neste ponto da sua vida, ele deve visitar o castelo para se apresentar ao Rei, passando da infância para a idade adulta com cada passo.

SINOPSE

Dados Técnicos

A obra conta a história de quatro jovens que viajam pelo seu mundo para libertar sua casa de uma terrível maldição. O jogo começa com Brandt, um garoto de 14 anos que recebe a missão de resgatar a princesa Aire, que foi raptada pela Bruxa do Norte. No caminho, ele encontra Jusqua, Yunita e Aire, que se juntam a ele na jornada. Os quatro heróis viajam por vários reinos, enfrentando monstros, dragões, piratas e até mesmo o próprio Rei das Trevas.

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Final Fantasy: The 4 Heroes of Light

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light segue a fórmula normal dos RPGs, mas substitui os pontos de magia por pontos de ação. Os inimigos são encontrados aleatoriamente, e o sistema de batalha é baseado em turnos, lembrando os primeiros três títulos da franquia Final Fantasy no Famicom. O título usa uma variação do sistema de classes chamado de “Sistema de Coroas” (Crow System), onde as classes são ligadas a chapéus, conhecidos como Coroas. Cada coroa contém quatro habilidades e vários atributos bônus, mas os feitiços mágicos podem ser usados por todas as coroas. Há vinte e oito coroas disponíveis no jogo. Diferente das versões anteriores do sistema de classes, onde as classes determinam a aparência inteira dos personagens, as coroas são apenas sinalizadas pelo que é usado na cabeça dos personagens, e o equipamento fornece as mudanças estéticas para a aparência dos personagens.

As batalhas ocorrem em um formato baseado em turnos, com algumas novidades em relação ao resto da série. Em vez de MP, o game usa Pontos de Ação (PA). Cada turno os jogadores regeneram um PA, até um máximo de cinco. O combate é baseado em turnos e, com a oportunidade de personalizar a disposição do comando de batalha, os controles da tela tátil são simples e intuitivas para o uso e fazem com que cada luta se torne um prazer. O jogo também possui um modo cooperativo para quatro jogadores, onde eles podem enfrentar inimigos juntos. Após cada batalha, os jogadores recebem pontos de batalha. Se um jogador atingir um certo número de pontos de batalha, ele poderá trocá-los por um prêmio.

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Final Fantasy: The 4 Heroes of Light

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light usa gráficos em 3D, mas com um aspecto pixelizado e colorido, que cria um contraste entre o cenário e os personagens. Os personagens têm uma aparência chibi, ou seja, “cabeçudos” e fofos, que contrasta com o tom sério da história. As coroas, que determinam as classes dos personagens, são o elemento mais marcante da arte gráfica, pois mudam a aparência dos heróis de acordo com suas habilidades. O jogo também conta com belas ilustrações que aparecem durante as cenas importantes da trama, dando um ar de conto de fadas a trama.

Fim da Linha

A obra recebeu críticas mistas dos especialistas, que elogiaram a arte gráfica, a arte sonora e a nostalgia do jogo, mas criticaram a dificuldade, a falta de direção e a interface do usuário. O jogo vendeu cerca de 300 mil cópias no Japão e 160 mil cópias na América do Norte e Europa. Uma sequência do jogo foi considerada pela equipe de desenvolvimento, e eventualmente evoluiu para o jogo Bravely Default, uma sequência espiritual com conceitos relacionados. Final Fantasy: The 4 Heroes of Light é um jogo que resgata o charme dos RPGs clássicos, mas com uma tecnologia moderna que o torna uma experiência única e divertida, e se você, amado leitor pode de alguma maneira apreciar este game, recomendo que você embarque em mais essa aventura e aproveita as informações do Project Retrô.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer desde sempre e redator por diversão