Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Sheepo - Metroidvania bom e barato

Sheepo – Metroidvania bom e barato

A incrível exploração da ovelha mutante em busca dos ovos perdidos.

Publicado pela Top Hat Studios e desenvolvido por Kyle Thompson, Sheepo é um jogo de plataforma que segue o padrão de exploração em mapas no estilo games “Metroidvania”, no qual o cenário será o seu maior desafio na exploração.

A “ovelha” perdida no espaço

Steam Community :: Guide :: Sheepo Walkthrough

Sheepo é um game de plataforma “simplista” em 2D que bebe da fonte (pelo menos no layout de mapa) de games consagrados e denominados “Metroidvanias”. Para ser mais exato, vocês irão perceber que Sheepo se assemelha mais para o game Shantae do que um Castlevânia ou Metroid por exemplo, não é um game assim super fácil, mas não é impossível, mesmo não havendo perigo de inimigos, os obstáculos são cruéis, o game é repleto de checkpoints, por isso não há nada a temer.

Sheepo apresenta um ritmo impressionante e consegue te prender exatamente pela simplicidade e conteúdo, mesmo sendo um game indie, os produtores foram felizes em colocar uma ovelha no espaço para coletar ovos que te concedem poderes especiais para que você consiga alcançar novos locais e assim progredir no game, esses poderes são de “animais” que você derrota ao cumprir certos desafios na progressão.

Violência aqui não faz sentido

Steam Community :: Sheepo

Logo de cara você irá observar que Sheepo não usa nenhum tipo de violência ou armas para progressão na história. Seu maior desafio será mesmo o terreno, cenário do game. Certas partes com espinhos mortais, certas partes com abismos e certas partes gosmas caem do teto, você tem uma quantidade limitada de vidas para passar do trecho, acabaram suas vidas, volte do último checkpoint, mas não se preocupe, eles são generosos até demais neste quesito.

UM BELO E SIMPLES GAME, EM UMA PROGRESSÃO SATISFATÓRIA MESMO COM ALGUNS DESLIZES TÉCNICOS

Sheepo - PS5 Review - PlayStation Country

A história de Sheepo não é e nem tem o propósito de ser memorável, mesmo assim, é interessante você estar na pele de uma “ovelha” pronta para adquirir habilidades de outros seres e louca pra recolher ovos numa abordagem cliché, mas que é deliciosa da forma que se desenrola. O game é curto e quando você perceber que está tudo ficando maravilhoso, o game acaba. É meio frustrante porque na sua consciência vem a sensação que o game está inacabado, mas não é, fique ciente. Apenas é curto mesmo!

O mais bacana, além da exploração do mapa, Sheepo consegue se destacar nas “batalhas” contra os chefes, na verdade nem é batalha em si, você deve desviar dos ataques e evitar que o cenário seja cruel com você e no final você chega ao ponto que o ovo está e assim adquire a habilidade daquele chefe em questão. É brilhante da forma como esse trecho se desenrola.

Graficamente o game não esbanja beleza estética, mas assim como sua proposta simplista, não tenho muito o que falar, modelagens bizarras e interessantes, mostra que os produtores propositalmente optaram por usar esse estilo artístico que se encaixou com a proposta.

Os controles por sua vez, podem te pregar uma peça de mal gosto em alguns momentos. Vejam, o game não tem combate, mas você deve desviar de obstáculos e desafios do terreno, sendo assim, Sheepo se move de maneira estanha e a física do game não é lá grandes coisas, fazendo você cair em abismos ou se enfiando nos espinhos. Mas isso é uma questão de adaptação e habilidade.

Sheepo pula estranhamente, e algumas vezes é bizarro pensar que a ovelha possa agarrar uma corda pulando lateralmente por exemplo. Funciona, mas é questão de adaptação.

A performance no desempenho é afetada no modo Dock, não sei o que acontece, mas quando joguei no modo portátil, rodou sem nenhum Lag, mas não consigo dizer o mesmo no modo Dock, sim, presenciei algumas quedas de performance, nada muito comprometedor, mas existem.

ESPECIFICAÇÕES NA E-SHOP

Sheepo - Metroidvania bom e barato

Me recomenda?

Muito, ainda mais se você for fã do estilo e progressão tipo games “Metroidvânias”. Sheepo com sua simplicidade e direcionamento, consegue agradar a todos. Caçar ovos, “derrotar” um chefe desviando das armadilhas, é satisfatório e interessante. Não existem violência no game, além do terreno que pode ser impiedoso se você não for habilidoso em desviar de armadilhas, não é difícil mas o desafio estará presente.

Sheepo
8 / 10 Nota Final
Prós
- É um game no estilo "metroidvânia" bem competente por sinal
- Pegar ovos e ficar com habilidades dos inimigos, é divertido
- Mesmo simplista, a sensação de exploração vai te divertir
- Os desafios em campo, obstáculos quando superados, é gratificante
Contras
- Queda de performance no modo Dock
- A física e movimentação de Sheepo, as vezes é traiçoeira
- O game é bem curto
- Poderia ter um incentivo maior para estender a vida útil do game, mas não existe
Resumo
Sheepo consegue te prender pela simplicidade e direcionamento nos moldes estilo "Metroidvania", mesmo sem violência com uso de armas e afins, os desafios compostos pelos produtores, te incentivará a encarar esse mundo repleto de armadilhas.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Sheepo foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Jaleo PR.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rafael Escobar
Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos!!!! F.C : SW-3494-9190-7812