Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA

Fala galera, tudo bem com vocês? Mais uma vez Rafael Prudas aqui e venho trazer esta entrevista top com meu amigo Souji, do canal Retro Quest, um canal que dá várias dicas para aqueles que querem começar no mundo do colecionismo de games. Vamos dar uma conferida?

Project N – Primeiro gostaria de agradecer a você pela entrevista e pedir para que você se apresente para nossos leitores

Souji – Primeiramente eu gostaria de agradecer ao convite. É uma satisfação imensa ser entrevistado pelo pessoal do Project N, esse site é incrível! Para quem não me conhece, eu sou o Souji do canal Retro Quest, que é um canal do YouTube com conteúdo relacionado a coleção de games, com guias de compras e várias dicas para colecionadores.

Project N – Hoje você é uma referência quando o assunto é coleção de jogos, como foi o início da sua coleção e a quanto tempo você coleciona?

Souji – Eu comecei a minha coleção em 2016, com o intuito de resgatar parte da minha infância. Eu comecei comprando os jogos e consoles que eu tinha quando eu era criança. No começo eu tinha uma coleção bem pequena, e quando eu mudei para os Estados Unidos eu comecei a colecionar bem mais a sério, já que aqui os jogos são mais baratos.

Project N – Como foi sua trajetória ao longo da infância com consoles, quais teve e quais não teve mas gostaria de ter tido quando mais jovem, há algum console que você tenha desde a infância?

Souji – O primeiro console que eu tive foi o Master System, mas eu não cheguei a jogar muito ele porque eu só tinha dois jogos. Depois eu ganhei um Super Nintendo, que eu me apaixonei e joguei demais. Eu também jogava bastante o Mega Drive que a minha avó tinha, já que ela adorava tecnologia e curtia bastante os games. Depois eu tive o Nintendo 64, Game Boy e o Playstation 1. Não teve nenhum console que eu não tive e queria ter na época a não ser o Pokémon Red, que infelizmente mesmo tendo o Game Boy eu não tive a oportunidade de ter.

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA
Coleção de N64 de Souji, N64 foi um dos consoles da infância de Souji e de muitos de nós também !

Project N – Qual seu console favorito e qual a sua franquia favorita?

Souji – Como eu tive a oportunidade de ter muitos consoles durante a minha infância eu não tenho nenhum console favorito. Eu gosto mais de focar nos jogos do que nos consoles, já que para mim o console é mais uma plataforma que me permite ter o acesso a esses jogos. Como as franquias hoje em dia têm muitos jogos, eu não tenho nenhuma favorita. Tem jogos que eu gosto mais e outros menos. Mas, na minha infância, minha primeira franquia favorita foi Mario, depois Final Fantasy, e hoje em dia eu estou muito apaixonado por Dark Souls.

Project N – Quantos jogos você tem da Nintendo, contando todos os consoles?

Souji – Eu não tenho um número exato de jogos first party da Nintendo, já que  minha coleção atualmente tem mais de 2 mil jogos e fica difícil contar. Devo ter por volta de 700 jogos para os consoles da Nintendo, incluindo todos os principais jogos das franquias Mario e Zelda.

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA
Souji com seus jogos de Wii e Gamecube

Project N – Tem algum jogo que você não tenha, ou tenha digital que gostaria de ter a mídia física dele?

Souji – Eu gostaria de ter o Megaman 7, que é um dos poucos jogos dessa franquia que eu ainda não tenho. Infelizmente o esse jogo custa mais de 200 dólares, então fica bem díficil adquirir um. Outro jogo que eu queria ter é o Guerreiras Magicas de Rayearth do Sega Saturn, mas ele custa mais de 4 mil reais.

Project N – Qual o maior valor que você já desembolsou na compra de um jogo e qual jogo é?

Souji  -O maior valor foi 200 dólares no Shining Force CD do Sega CD. Hoje em dia ele custa 300 dólares, então apesar do valor bem elevado eu paguei um bom preço. Ojogo mais caro da minha coleção é o Lunar Eternal Blue do Sega CD também, que custa 350 dólares.

Project N – Qual o seu jogo mais raro?

Souji  – Meu jogo mais raro é o Vapor Trail, que é um jogo de ‘shoot em up’ do Mega Drive. Ele não é um dos meus jogos mais caros, mas a versão completa dele na caixa é bem difícil de encontrar sendo que as vezes não tem nem no Ebay.

Project N – Vi um vídeo bem legal onde você “avaliou” sua coleção e dava para comprar um Camaro, qual foi o feedback deste vídeo, muitas pessoas falaram para você vender os games e comprar o carro? (Risos)

Souji – Eu também achei que isso ia acontecer! Mas a maioria das pessoas me incentivou falando que o carro desvaloriza rapidamente enquanto a coleção só tende a valorizar, o que é correto porque durante a pandemia os jogos retrô valorizaram muito.

Project N – Qual o valor máximo que você já gastou em um mês com a aquisição de jogos para a sua coleção?

Souji – O maior valor foi agora na Black Friday de 2021, que eu gastei por volta de mil dólares.

Video onde Souji mostra os jogos que comprou na Black Friday, onde bateu o recorde em termos de gasto pessoal com games

Project N – Qual o jogo mais barato que você comprou e como encontrou?

Souji – Não teve um jogo mais barato, na verdade foram vários ao mesmo tempo, porque uma loja de penhor da cidade que eu moro estava para fechar. Eles colocaram vários jogos à venda por poucos centavos. Em se tratando de jogos populares eu cheguei a comprar God of War 2 por 1 dólar e o Gears of War também por esse preço.

Project N – Quais seus jogos favoritos da sua coleção? Se você pudesse escolher apenas 5 quais seriam eles?

Souji – Meus jogos favoritos são os RPGs, já que é o meu gênero favorito. É muito difícil escolher 5 jogos entre mais de 2 mil, mas acho que em questão de jogos que eu realmente gosto e também levando em conta raridade e preço, eu escolheria:

  • Suikoden 2
  • Final Fantasy 7
  • Valkyrie Profile
  • Albert Odyssey
  • Pokémon Red

Project N – Quais são os seus objetivos com o canal do Youtube, uma vez que você devido não possuir visto de trabalho não pode monetizar o canal?

Souji – Inicialmente meu objetivo era só compartilhar meu hobby com outras pessoas, e também ter um contato com pessoas do Brasil.  já que aqui nos Estados Unidos eu quase não tenho contato com brasileiros. Hoje em dia eu tenho um objetivo a mais que é futuramente montar uma loja online de games para vender alguns jogos aqui dos Estados Unidos para os inscritos do canal.

Project N – Antes de colecionar jogos, você colecionava algo?

Souji – Antes de colecionar games eu colecionava card games, incluindo cartas de Magic. Antes de ter jogos de Nintendo Switch eu colecionava jogos retrô, como os de Super Nintendo.

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA
Souji com sua coleção de cartuchos de Super Nintendo

Project N – Você já visitou a loja Nintendo em New York e pretende um dia ir a “meca” do vídeo game o Japão?

Souji – Ainda não tive a oportunidade, mas assim que possível eu pretendo visitar. Eu pretendo ir no Japão assim que meu filho ficar mais velho, porque ele só tem 2 anos. Acho que quando ele estiver com 8 anos já dá pra ir no Japão. Lá eu pretendo ir no bairro de Akihabara em Tokyo, porque lá tem tudo que eu gosto, como games e animes.

Project N – Quais seus planos para 2022?

Souji – Eu acredito que em 2022 eu já vou ter a minha autorização de trabalho aqui nos Estados Unidos, então eu pretendo começar o projeto da loja de games e também da monetização e clube de membros do canal.

Project N – Pretende um dia voltar para o Brasil, ou ao menos participar de algum evento aqui, por ex BGS?

Souji – Pretendo sim, principalmente para ir na BGS encontrar os inscritos do canal. Deve ser uma experiência incrível, principalmente conversar para descobrir como o meu conteúdo ajudou as pessoas. É difícil ter noção do impacto do meu canal morando aqui nos Estados Unidos.

Project N – O que você gostaria de falar para nossos leitores, em especial aqueles que não te conhecem e não conhecem o seu conteúdo?

Souji – Se você tem vontade de colecionar games ou tem interesse em conhecer jogos desconhecidos e descobrir um pouco mais sobre o mercado de games dos Estados Unidos, eu te convido a conhecer meu canal do Youtube Retro Quest. Eu faço vários vídeos de guia de compras de consoles, análises de jogos, dicas para colecionadores, análise dos preços dos jogos, e caçadas gamer nos Estados Unidos. Vale bastante a pena conhecer o canal!

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA
Aquisições da black Friday de um lado, arvore de natal gamer ao centro e um pouquinho da coleção do Souji.

Essa foi mais uma entrevista que adorei participar com esse cara incrível, esporo que vocês tenham curtido a entrevista tanto quanto eu, para aqueles que querem aprender sobre colecionismos, e ficar por dentro dos preços nos EUA, não deixem de seguir o Souji nas redes sociais, Instagram e Youtube.

Não deixem de seguir também o portal no Instagram @PortalProjectN, e querendo saber mais sobre nossas entrevistas não deixem me seguir nas redes sociais @RafaelPrudas no Instagram,@Prudas no Twitter e agora também no youtube Rafael Prudas, fiquem com Deus e ate a próxima!!!

[Entrevista] Souji do canal Retro Quest nos conta como é a vida de um colecionador de games nos EUA

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rafael Prudas
Gamer desde que me entendo por gente, colecionador de games e viciado em Mario!!!