fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

The Missing Link: conteúdos do jogo não são mais encontradas na web

The Legend of Zelda - The Missing Link
The Legend of Zelda - The Missing Link

O mundo dos videogames tem inúmeros seguidores e muitos deles são extremamente talentosos. De cosplays a jogos inteiros totalmente novos e funcionais, os fãs se dedicam verdadeiramente às suas criações. No caso dos videogames, embora possa soar como uma homenagem à franquia, não é nada fácil conseguir lançar um projeto de um jogo completo. É comum que fãs não consigam lançar finalizar o desenvolvimento e, quando conseguem, o lançamento é outro desafio. 

Quando se trata de Nintendo, estes projetos raramente vão longe, já que a empresa age rápido para eliminar as criações e proteger sua propriedade intelectual. Mas, vez ou outra, acontece de alguns jogos serem lançados antes de serem derrubados. Esse é o caso do projeto chamado de The Missing Link. 

Construído usando de base o game Legend of Zelda: Ocarina of Time e também alguns recursos e elementos de Ocarina of Time e Majora’s Mask, o jogo conta com uma história original que se passa entre os dois títulos. O projeto desenvolvido por Kaze Emanuar, um conhecido modder, já teve seu site, trailers e página no Github derrubados pela Nintendo.

A defesa para a retirada do material do ar é a de violação de direitos autorais da companhia que “revisou o material denunciado e não acredita que se qualifique como um uso legal do trabalho protegido por direitos autorais da Nintendo.” 

Felizmente para os fãs, e infelizmente para a Big N, mesmo retirado do ar, o jogo ainda pode ser encontrado online, assim como os outros itens necessários para fazê-lo rodar. E, embora desagradável para alguns, é “apenas” uma remoção segundo a DMCA, uma espécie de lei de direito autoral americana e não um processo, algo que deixaria a situação um pouco mais complicada para os envolvidos.


E você, o que pensa sobre o uso de elementos e recursos de outros jogos serem usados por fãs para criar novos jogos? Deveria ser considerado legal ou não? Desde que não seja com objetivo de ganhar dinheiro, há problema em fazer uso de material de outros jogos? Conta pra gente aqui nos comentários.

Cael Martins
Mineiro, aficionado por Pokémon, Super Mário e Smash Bros. Pode entrar melhor jogo do mundo: The Legend of Zelda: Breath Of The Wild.